Sheldon Cooper

Sheldon, físico teórico com doutorado em Teoria “M”, ou Teoria das Cordas, é o melhor amigo, colega de apartamento e de trabalho de Leonard. Sheldon é um personagem marcante devido às suas várias manias, que podem ser consideradas sintomas da Síndrome de Asperger ou Transtorno Obssessivo-Compulsivo. Sheldon possui uma maneira peculiar de fazer piadas, utilizando a palavra “Bazinga” para dar tom de ironia às suas piadas. Além disso ele é o único personagem da série que não dá importância para as relações sociais.

Leonard Hofstadter

Leonard se mostra interessado pela vizinha Penny no primeiro capítulo da série. Por morar com Sheldon, teve que se adaptar às manias estranhas e as vezes irritantes do amigo. Em alguns episódios Sheldon diz que seu QI é maior que o de Leonard, apesar de um profundo conhecimento do mesmo em literatura e história, além de física. Leonard é capaz de resolver palavras-cruzadas em segundos.

Penny

Penny é a vizinha de Sheldon e Leonard. “Cobiçada” por todos os personagens (com exceção de Sheldon), na primeira e segunda temporada, Penny saiu algumas vezes com Leonard, mas os encontros, por algum motivo, não foram bem-sucedidos. Eles namoraram na terceira temporada. Natural de Omaha, Nebraska, sonha em ser “atriz/cantora“, mas acabou por trabalhar em uma lanchonete chamada Cheesecake Factory.

Howard Wolowitz

Howard, ou “Wolowizard” (seu apelido na internet) é o único dos quatro amigos que não tem doutorado (sendo constantemente alvo de piadas por isso), possui “apenas” mestrado em engenharia. Trabalha no campo da engenharia espacial. Mulherengo, e sempre dando cantadas em Penny, ele é um fracasso em relacionamentos.Na terceira temporada, tem uma namorada chamada Bernadette.

Rajesh Koothrappali

“Raj”, como é carinhosamente chamado pelos amigos, é o melhor amigo de Howard, doutor em astrofísica e também trabalha no departamento de física da Caltech. Originário da Índia, Raj não consegue falar com mulheres (e, segundo ele, com “homens afeminados”), a não ser quando está sob efeito de alguma bebida alcólica em especifico um drink chamado Grasshopper. Saiu em uma matéria da revista People intitulada 30 under 30 to watch for. Em um episódio, foi comparado por Howard ao personagem Apu, do seriado Os Simpsons.

Amy Farrah Fowler

No último episódio da terceira temporada, Howard e Raj inscrevem Sheldon em um programa de encontros pela internet, que prometia “O par perfeito para qualquer pessoa”. Acabam encontrando a Amy, que mais parece a versão feminina do Sheldon. Sheldon e Amy começam uma amizade, que é considerada por todos como um namoro (Howard e Raj apelidaram-nos de Shamy), fato negado por Sheldon várias vezes – “Ela é fêmea, nos comunicamos diariamente, mas não, ela não é minha namorada”.

Bernadette

Namorada de Howard na terceira temporada. Na quarta temporada, é revelado que algumas coisas a fizeram terminar com Howard, depois reatando o namoro com ele. É uma personagem recorrente da série, passando a fazer parte do elenco fixo na quarta temporada.

Secundários

Leslie Winkle

Leslie trabalha na Caltech e é uma física especializada em física de partículas. Já dormiu com Leonard e, no meio da noite, mudou algumas equações escritas por Sheldon em sua “lousa” (uma lousa branca que fica na sala do apartamento de Sheldon e Leonard), o que iniciou uma grande rivalidade entre os dois (Leslie o chama de Dr. Dumbass). Também já teve um breve caso com Wolowitz.

Eric Gablehauser

Chefe do departamento onde Leonard, Sheldon, Howard e Raj trabalham. Logo que assumiu o cargo foi insultado por Sheldon, que não o considera um cientista de verdade. Gablehauser o demitiu, mas voltou atrás após uma intervenção da mãe de Sheldon. Menospreza Howard por não ter doutorado.

Barry Kripke

Físico arrogante e competitivo que trabalha na Universidade. Tem a língua presa e fala arrastado, sempre sendo alvo de piadas por conta de sua fala engraçada. Desafiou Sheldon para uma luta de robôs. Sheldon desenvolveu um algoritmo para se aproximar dele.

Stuart

Dono da loja de revistas em quadrinhos, é um rapaz bem tímido, já chegou a sair uma vez com Penny, causando uma grande confusão na cabeça de Leonard.

Wil Wheaton

Ator conhecido por participar da telessérie Star Trek: The Next Generation como Wesley Crusher, tem participações especiais na série como ele mesmo, sempre rivalizando com Sheldon. Em um dos ultimos episódios da terceira temporada, faz com que Penny se sinta culpada por magoar Leonard, acabando o namoro. Atualmente fez três participações da série, sendo a ultima na da 5ª temporada